Acne

Uma das doenças de pele mais frequente, que pode acometer adolescentes e adultos de ambos os sexos.

É causada por diversos fatores que estão relacionados com a obstrução e inflamação da glândula sebácea, excesso de produção de sebo e infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.

Está presente mais comumente na adolescência devido a influência hormonal mas vemos um aumento na presença de acne também em adultos, principalmente do sexo feminino (a chamada acne da mulher adulta).

Formas clínicas da acne:

• Acne comedoniana – quando vemos apenas comedões (cravos);
  • Acne papulopustulosa – comedões, pápulas e pústulas (espinhas);
  • Acne nodular – comedões, pápulas, pústulas, nódulos e cistos (as espinhas são maiores e confluem formando nódulos);
  • Acne conglobata – quadro grave onde há praticamente só nódulos formando grandes lesões com secreção. O quadro é mais duradouro e deixa cicatrizes profundas.

Outras formas de acne:

• Acne neonatal e infantil;
  • Acne da mulher adulta

O tratamento dependerá do grau de acne que o paciente apresenta e pode ser feito com medicações tópicas, antibióticos orais, tratamentos hormonais, ou com uso prolongado de Isotretinoína oral, cujo nome comercial mais popular é Roacutan ®.

Quanto mais precoce for o tratamento da acne, menos chances de evolução para graus avançados da doença e menos chances de cicatrizes, as quais só poderão ser tratadas quando a acne não estiver mais em atividade.