menu

Categoria do assunto

Dezembro Laranja: dicas essenciais para proteger a sua pele durante o verão

A Clínica Juliana Oliveira conscientiza seus pacientes com a campanha Dezembro Laranja

À medida que nos despedimos do ano, o mês de dezembro traz consigo não apenas momentos festivos, mas também a campanha Dezembro Laranja, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de pele. 

Com os raios solares mais intensos nesta temporada, é crucial focar em práticas saudáveis ​​para proteger nossa pele dos danos causados ​​pelo sol. Vamos explorar como podemos adotar medidas preventivas e promover a saúde da nossa pele neste Dezembro Laranja.

Você já ouviu falar sobre o Dezembro Laranja?

A campanha “Dezembro Laranja” é voltada para a conscientização e prevenção do câncer de pele no Brasil. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove essa iniciativa para alertar a população sobre os riscos da exposição excessiva ao sol e os cuidados necessários para prevenir o câncer de pele, que é o tipo mais comum de câncer no Brasil.

Durante o mês de dezembro, são realizadas diversas ações educativas, como palestras, distribuição de material informativo e exames gratuitos de avaliação da pele em diversos locais do país. 

Tão importante quanto falar sobre o dezembro laranja, é conhecer mais sobre o próprio câncer de pele e para isso acontecer, continue lendo este artigo.

Precisamos falar sobre Câncer de Pele

Você sabia que o câncer de pele é mais comum entre os brasileiros? Para ter mais precisão, representa 33% de todos os diagnósticos da doença. É provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele, formando camadas e podem ser subdivididos em diferentes tipos, como:

  • Câncer de pele não melanoma: 

É considerado o câncer de pele menos grave e com menor mortalidade, contudo, se não for tratado corretamente e precocemente pode causar remoção do tecido ou órgão. 

Esse tipo de câncer de pele tem sua representação tumores de diversos tipos, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide, em que atinge as células escamosas.

  • Câncer de pele melanoma:

Com origem nas células produtoras de melanina, possui sua frequência em adultos brancos, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas em formato de manchas, pintas ou sinais. 

Já as pessoas de pele negra, ele surge nas áreas mais claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. Esse é denominado um câncer de pele mais agressivo, tendo maiores chances de se espalhar para tecidos e órgãos próximos. 

Para que possa estar sempre atento, existem alguns fatores de risco. Continue lendo o artigo e confira.

Fatores de risco do câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no mundo, mas a boa notícia é que muitos casos podem ser prevenidos. Alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de pele incluem:

  • Possuir muitas sardas ou pintas pelo corpo;
  • Ter a pele muito clara, que sempre queima no sol mas nunca fica bronzeada;
  • Já ter tido câncer de pele;
  • Possuir mais de 65 anos;
  • Ter algum familiar que tem ou já teve o câncer de pele;
  • Profissões que envolvem exposição frequente ao sol;
  • Lesões prévias na pele.

Sinais que indicam o câncer de pele

Reconhecer os sinais precoces desta condição é importante para um diagnóstico e tratamento bem-sucedidos. Conheça a seguir alguns sinais que não devemos ignorar e que são indicativos de possível câncer de pele.

De acordo com o Ministério da Saúde, é possível utilizar o teste ABCDE para detecção do câncer de pele:

  • Pintas com formas assimétricas, uma metade é diferente da outra.
  • Lesões malignas que apresentam contorno mal definido.
  • Presença de diferentes tipos de cores na mesma lesão (elas podem ser: preta, castanha, branca, avermelhada ou azul).
  • Lesões que possuem tamanho maior do que 6 milímetros.
  • Mudanças observadas em sua aparência e características como tamanho, forma ou cor.

Vale ressaltar que essas regras não substituem a avaliação médica especializada. Caso observe algum desses sinais, procure um médico dermatologista.

Para que esses sinais não ocorram, é importante sempre estarmos atentos e buscar cuidar diariamente da nossa pele, protegendo-a e construindo mais saúde para ela. Por isso, preparamos algumas dicas que são essenciais para essa proteção.

Dicas de cuidados essenciais para proteger a sua pele

A Clínica Juliana Oliveira conscientiza seus pacientes com a campanha Dezembro Laranja

1. Use protetor solar diariamente: 

O protetor solar é o seu melhor aliado contra os raios UV. Aplique-o em todas as áreas expostas da pele, mesmo em dias nublados. Opte por um produto com grande espectro de proteção e com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele.

2. Hidrate sua pele: 

O calor intenso pode levar à desidratação da pele, por isso, mantenha-se hidratado, tanto bebendo bastante água, quanto aplicando regularmente um bom hidratante. Isso ajuda a manter a elasticidade da pele e prevenir a descamação.

3. Evite a exposição excessiva ao sol: 

Embora o sol seja uma fonte vital de vitamina D, uma exposição excessiva pode causar danos significativos. Evite ficar ao sol por longos períodos, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Busque sombra e use roupas protetoras, como chapéus de abas largas e roupas de manga longa.

4. Cuide dos seus lábios: 

Os lábios são frequentemente negligenciados, contudo também precisam de proteção. Use um protetor labial com fator de proteção solar para evitar queimaduras e ressecamento.

5. Proteja os seus olhos com óculos de sol: 

Os raios UV também podem causar danos aos olhos. Escolha óculos de sol que bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB para proteger seus olhos e a pele ao redor.

6. Realize autoexames regulares: 

Fique atento a quaisquer alterações em sua pele. Realize autoexames regularmente para identificar possíveis sinais de câncer de pele, como pintas que mudam de cor ou tamanho.

7. Consulte um dermatologista: 

Agende consultas regulares com um dermatologista. Eles podem ajudar a monitorar sua pele, oferecer cuidados personalizados e detectar precocemente quaisquer problemas.

A campanha do Dezembro Laranja é uma oportunidade crucial para refletirmos sobre a saúde da nossa pele e adotarmos medidas preventivas. A conscientização sobre os riscos do câncer de pele, a proteção solar adequada e a promoção do diagnóstico precoce são passos excepcionais para a preservação da saúde da pele e prevenir o desenvolvimento dessa condição séria. 

Ao adotarmos hábitos saudáveis e estarmos atentos aos sinais de alerta, podemos contribuir para a redução dos casos de câncer de pele e garantir uma vida mais saudável.

compartilhe

posts relacionados

Marque sua consulta!

Temos uma equipe multidisciplinar formada por médicas dermatologistas, enfermeiras e um staff centrado em oferecer o melhor atendimento e acolhimento aos nossos pacientes.

Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e aumentar sua autoconfiança.