Dermatologia Pediátrica

Dermatite Atópica

É uma doença crônica que se manifesta pela presença de xerose (ressecamento) da pele, vermelhidão e coceira em diferentes graus e com períodos de melhora e piora. Está fortemente associada a presença de doenças como asma e rinite alérgica.

Fator genético já foi determinado, e em casos de pai e mãe com condição atópica (presença de asma ou rinite ou dermatite atópica), há uma chance de 50% de o filho ser também atópico.

Pessoas com dermatite atópica apresentam deficiência de alguns componentes da barreira cutânea, o que leva ao ressecamento e vermelhidão da pele. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados: evitar banho quente, uso de sabonete em excesso, não usar bucha, e usar diariamente hidratantes específico para essa condição.

O acompanhamento regular com Dermatologista deve ser realizado, ele é o melhor profissional para conduzir as crises agudas e orientar medidas importantes para manutenção do tratamento.